O fado, uma canção profundamente enraizada na cultura portuguesa, é uma jornada pela alma de Portugal. Neste breve guia, vamos explorar o essencial deste género musical apaixonante.
O Fado de Lisboa e o Fado de Coimbra: Duas Tradições Distintas
O Fado tem duas tradições distintas: o Fado de Lisboa e o Fado de Coimbra. O Fado de Lisboa, reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, tem as suas origens nas Lisboa boémia, enquanto o Fado de Coimbra, embora não reconhecido pela UNESCO, é uma expressão única da alma académica desta cidade histórica.
Estilos de Fado (de Lisboa)
Dentro do Fado de Lisboa, encontramos dois estilos predominantes:
- Fado Tradicional: Este é o fado na sua forma original, onde a emoção é expressa através de uma música sem refrão. Exemplos incluem o Fado Corrido e o Fado Menor.
- Fado-Canção: Caracteriza-se por ser uma composição musical criada especificamente para um poema e por ter refrão. Músicas como “Ai Mouraria” e “Nem às Paredes Confesso” são exemplos populares deste estilo.
- Além desses estilos, os fadistas frequentemente apresentam Marchas, Folclore e outras canções, embora estes não sejam considerados como Fado. “Uma Casa Portuguesa”, “Fadinho Serrano” e “Marcha d’Alfama” são alguns exemplos destes estilos.
O Fado de Coimbra: Uma Tradição Universitária
O Fado de Coimbra é uma expressão musical ligada aos estudantes desta cidade histórica. Inspirado pela tradição académica, reflete a juventude, a poesia e a saudade dos estudantes.
Os Instrumentos do Fado
Os instrumentos tradicionais do fado incluem a voz do fadista, a guitarra portuguesa e a viola. Enquanto o fadista canta os poemas com intensidade emocional, o guitarrista cria melodias iniciais e texturas musicais, enquanto o violista marca o ritmo e define o caminho harmónico. O baixo, por vezes, também está presente, dividindo as responsabilidades com o violista.
Cortesia num Espetáculo de Fado
Silêncio: O fado merece ser ouvido em silêncio, pois os artistas dedicam-se a comunicar com o público em tempo real. Conversas durante o espetáculo podem ser distrativas e prejudicar a qualidade da performance.
Uso de Telemóvel: Desligue ou silencie o telefone para evitar interrupções. Fotografias e vídeos são geralmente aceites, mas certifique-se de não incomodar outros espectadores.
Bater Palmas: Aplaudir após cada música é apreciado pelos artistas como forma de feedback positivo, mas evite bater palmas durante as músicas, pois isso pode atrapalhar os músicos.
Cantar com o Fadista: A menos que convidado, evite cantar junto com o fadista, especialmente no Fado de Lisboa, onde a interação entre o fadista e o público é mais subtil.